Reporter Esso e a Morte de Hitler

Saturday, August 19, 2006
Esse aí todo mundo sabe quem o cara que fez a burguesia europeia ficar de cabelos em pé, o proletariado ser massacrado por uma ideologia a serviço da destruição, só lembro do que Marx falava, que sobre certas crises o capitalismo cria o seus proprios meios de subsistencia e uma delas é a destruição. O arquivo que trago aqui é do mais famoso e forte radiojornal que houve na America Latina, o Reporter Esso, neste pequeno arquivo o locutor anuncia para todo o Brasil a morte (30 de abril de 45)do homem mais temido e por alguns admirados daquela epoca. o arquivo nos mostra quanta força o rádio da epoca tinha, pois o mesmo intimidava e levava a população ao delirio. O fim da guerra, pena que aqui não era mesmo o fim, houve ainda do lado "amigo" a Little Boy , Hiroxima e Nagasaki.
Bem o fato é vcs tem em mãos uma preciosa gravação.

http://www.4shared.com/file/11709773/882d2795/historiaEssoHitler.html



5 comentários:

Eduardo Vilar said...

adorei a iniciativa de criar um arquivo sonoro de fácil acesso, como é um blog.
assumo que fiquei um tanto decepcionado quando o link do arquivo da morte do Hitler não funcionou (aparece "file not found"), mas acho que o blog está voltando agora, não? espero que seja colocado de novo esse arquivo pra download. achei o blog na comunidade Blogspot do orkut.
abraços!

Eduardo Vilar said...

tinha perdido o link do seu blog depois que mudou, só fui encontrar agora na comunidade do Blogger o link novo.
muito bom esse audio, fico imaginando as pessoas escutando isso naquele momemnto :D
abraços!

Nádia Rosário said...

Poxa natã além de ser um fato histórico marcante, sua introdução a gravação foi minuciosa e interresante, adorei sua crítica, continue nos oferencendo esses arquivos preciosos. Valeu!

Ah! te amo!

Anonymous said...

Quer um comentário? Aí vai:

Fui surpreendido com o trecho da morte de Hitler, incrível relato histórico, que está guardado no meu HD, estava a procura do disco da Orquestra Típica de Pixinguinha e Donga e encontrei vários arquivos interessantissimos, tal qual o João da Bahiana e Maezinho Araújo, parabéns por esse trabalho de divulgação de documentos históricos tão diversos e importantes para a formação audiovisual de todo Brasileiro.

obrigado e voltarei em breve.

Daniel Ayer - BH - MG

Anonymous said...

Olá, sou professor de História e esta gravação vai direto para as minhas aulas sobre a 2ª Guerra Mundial. Parabéns pelo blog. Já está na minha lista de favoritos.

Abraços

Élio - SP