Choro Carioca

Saturday, September 01, 2007

Olá depois de um certo periodo pardo voltamos com tudo e de primeira estamos colacando as musicas gravadas pelo primeiro grupo formado com Pixinguinha (flauta). A imagem acima não do disco que tiramos as musicas pois estas aqui vieram direto dos 78 rpm. Leia a baixo o encarte do CD que trouxe de volta os grupos choro carioca e Grupo Carioca. Se puderem deem uma olhada nas imformações contidas nas Tags do mp3. E tb nos informen mais sobre este conjunto e periodo etc.
Um grande abraço e até a proxima
"Raridade Pura" é disso que gosto


" No conjunto Choro Carioca o flautista Pixinguinha faz sua estréia fonográfica aos 14 anos, ao lado do mestre Irineu de Almeida (bombardino e oficleide), do paulista Bonfiglio de Oliveira (pistom), acompanhado de três irmãos: Leo, Otávio (violões) e Henrique Viana (cavaquinho).


O contraponto (melodia de acompanhamento que dialoga com a melodia principal), uma das principais características da linguagem do choro, é o grande destaque das gravações do conjunto Choro Carioca, revelado tanto na composição como na execução de seus integrantes.
Irineu de Almeida (1873-1916), professor de Pixinguinha, tocava bombardino, trombone e oficleide (instrumento de chaves com corpo cônico, similar ao saxofone e com bocal similar ao de um trombone, muito popular na época mas hoje praticamente extinto). Formou-se nos cursos de harmonia, contraponto e fuga do Conservatório Imperial de Música e dominava com maestria a arte do contraponto.
A influência da arte de Irineu de Almeida foi decisiva na obra de Pixinguinha. Isso se torna flagrante quando ouvimos o diálogo constante entre o oficleide e a flauta nas execuções das polcas Massada, de Lulu Cavaquinho, Daynéia, Nininha e Albertina, todas de autoria de Irineu, que nos remetem automaticamente às interpretações de Pixinguinha e Benedito Lacerda feitas trinta anos mais tarde. Nas duas últimas encontramos o efeito "pergunta e resposta" amplamente utilizado na obra de Pixinguinha em músicas clássicas como Sofres Porque Queres, Ainda Me Recordo e Ele e Eu. Este efeito ocorre quando a linha melódica dos baixos (no jargão do choro conhecido como "baixaria") é incorporada à música.
As polcas de autoria de Pixinguinha, Carne Assada e Não Tem Nome, contam com a participação do pistonista de Guaratinguetá Bonfiglio de Oliveira (1894-1940), que revela grande categoria ao dividir os contrapontos com Irineu de Almeida. Na apresentação de suas composições - a polca Guará e a valsa Rosecler - Bonfiglio, ainda em início de carreira, demonstra total domínio de seu instrumento, em execuções primorosas com afinação e fraseados perfeitos. As intervenções de Pixinguinha na flauta comprovam a assimilação dos ensinamentos de seu mestre e o despontar de seu talento. " (TEXTO EXTRAÍDO DO ENCARTE DO CD CHORO CARIOCA E GRUPO CARIOCA)





BAIXE AQUI E OUÇA


http://www.4shared.com/file/22631442/206e667d/Choro_Carioca.html?dirPwdVerified=b780f96a